A NECESSIDADE DA AUTOMAÇÃO
A Informática tem evoluído de uma maneira muito rápida. Diariamente
novas tecnologias surgem, substituindo as que estavam em uso.
Quanto mais a Informática evolui, maiores se tornam as suas
aplicações. Isso é fácil de perceber em todos os setores, inclusive no mundo
dos negócios.
Se você puxar um pouco pela memória vai lembrar que até há
alguns anos, esta tecnologia não era acessível aos pequenos empreendedores do
setor varejista e que muitos deles nem imaginavam os benefícios que ela
poderia trazer.
Felizmente esta situação mudou. A economia está passando por
grandes transformações e o cenário do comércio varejista também está mudando.
O consumidor está se tornando cada vez mais exigente. Hoje
ele espera encontrar na loja uma variedade maior de produtos à sua disposição,
deseja ser melhor atendido e, principalmente, procura sempre preços ma is
competitivos.
Esta mudança no comportamento do consumidor serviu de alerta
ao pequeno varejo. O varejista percebeu que se não implantasse as mudanças
rapidamente, tornando-se mais competitivo, corria o risco de desaparecer.
Mudar para sobreviver! Este passou a ser o novo lema.
Uma das mudanças exigidas foi a implantação da Automação
Comercial. Através dela as pequenas empresas podem melhorar seu controle
interno, criando condições mais favoráveis para en frentar as novas exigências
do mercado.
Antes de continuarmos é importante que você saiba o que é
Automação Comercial .
A Automação Comercial pode ser entendida como todo esforço
para transformar tarefas manuais repetitivas em processos automáticos,
realizados por uma máquina.
A sua inseparável caixa registradora pode ser considerada
como o primeiro esforço de automação. Ela realiza o registro das vendas e sua
totalização, operações que antes eram feitas de for ma manual.
Com a automação, a gestão varejista passou por uma
verdadeira revolução. Com isso, erros antes cometidos na digitação e na
totalização, compra de produtos em excesso ou em quantida des menores do que as
desejadas, deixaram de acontecer.
Os benefícios trazidos pela automação se estendem à quase
todos os setores de uma loja. Atividades como controle de estoques, controle
financeiro, controle de contas a pagar e a receber, gestão de recursos hu manos
e de fornecedores passaram a ser realizadas com maior segurança.
Os velhos fichários, não muito confiáveis e que exigiam um
tempo muito grande na consulta e no retorno das informações, puderam ser
aposentados.
Hoje, graças à Informática, consultar as informações de uma
loja tornou-se uma tarefa rápida e confiável. Basta apertar algumas teclas e
você terá acesso imediato a listagens que fornecem todos os dados necessários
a respeito de todos os setores. Esta facilidade vai deixar você, varejista, em
uma situação mais privilegiada, pois sua atuação será mais eficiente.
Automatizando sua loja você passará a seus clientes uma
imagem de empresa forte e inovadora, preocupada em atendê-los de maneira rápida
e eficiente.
Melhorar a negociação com seus clientes é outra vantagem que
você perceberá. É só apertar uma tecla e, imediatamente, a ficha completa do
cliente estará à sua disposição, com todas as informações importantes sobre
ele, tais como histórico de compras, de pagamentos, entre outras.
Novas estratégias de marketing poderão ser desenvolvidas
graças à automação. Utilize-a para segmentar os clientes atuais, revitalizar o
relacionamento com os clientes que, por algum motivo, deixaram de comprar em
sua loja, e para melhorar suas atividades de mala-direta e telemarketing.
Neste tipo de atividade, o fator tempo é muito importante.
Valorize-o, oferecendo seus produtos a quem realmente pode comprá-los. Desta
forma você estará valorizando também o seu dinheiro.
A Automação Comercial pode trazer muitas vantagens para sua
loja. As que você acabou de conhecer são apenas algumas delas. Seja criativo,
abuse de sua imaginação e, com certeza, você descobrirá sempre
novas formas de aplicá-la para melhorar o seu empreendimento.
Se você é um varejista que deseja crescer é importante saber
que muitos fatores podem determinar o sucesso de sua loja. Um deles é a
concorrência. Mesmo vista como uma ameaça, a concorrência pode servir de
"termômetro" para novas tendências do mercado.
Vigie constantemente os passos do seu concorrente e saiba
tirar vantagem das observações feitas.
Se o seu concorrente estiver pensando em automatizar a sua
loja, pense nesta possibilidade também para o seu negócio.
Se ele ainda não pensou, antecipe-se e obtenha desde já essa
vantagem.
Atualmente o varejista encontra-se cercado de concorrentes
por todos os lados. Além dos concorrentes tradicionais, ele também está
concorrendo com o chamado "varejo sem loja".
Neste tipo de varejo, as empresas vendem seus produtos sem
que os consumidores precisem sair de suas casas. Basta que possuam um
computador, um telefone ou mesmo um aparelho de TV e os produtos virão até
eles.
O varejista deve ficar atento a esta nova tendência do
mercado, pois "o varejo sem loja" pode comprometer o futuro do seu
empreendimento.
O que fazer quando empresas de outras cidades e estados
comercializam produtos iguais ou melhores que os seus a um custo menor,
invadindo a casa do seu cliente?
A resposta a este desafio tem que ser rápida e decisiva.
Para enfrentar qualquer tipo de concorrência ameaçadora, é necessário que você
aumente a sua produtividade e melhore a qualidade do atendimento ao s seus
consumidores.
É nesta fase que a automação vai prestar a sua valiosa
colaboração.
Através dela o varejista pode obter respostas mais rápidas,
melhorando a gestão de produtos e de custos de sua empresa.
Pelo que foi visto até aqui fica fácil perceber que o
empresário do pequeno varejo encontra-se numa posição delicada. Convivendo numa
economia difícil, com margens menores, graças ao aumento da concorrência, e
trabalhando com fornecedores mais eficientes, ele só tem uma saída: ou aumenta
a qualidade dos serviços prestados, tornando-se mais produtivo em sua operação,
ou não sobreviverá.
Tradicionalmente o pequeno varejo nasceu e cresceu ao redor
de uma pessoa ou de um pequeno grupo de pessoas. Esta pessoa era responsável
pela condução de todas as operações que ocorriam na loja.
Esta é uma imagem que deve fazer parte do passado. Os tempos
mudaram e é preciso evoluir para sobreviver. Hoje, o varejista deve acompanhar
as transformações que estão acontecendo e fazer da tecnologia sua aliada
inseparável.
Mesmo uma loja de pequeno porte trabalha com,
aproximadamente , 2000 itens. Deste modo é impossível uma única pessoa ter em
mente tudo o que é necessário para o bom andamento do negócio. Imagine ter que
decidir sobre o que, quando, quanto e onde comprar, controlar o fluxo de
estoques, conhecer os bons e maus clientes e ainda conseguir atendê-los de
maneira eficiente. Com certeza, qualquer empresário que trabalhe desta maneira,
viverá ; ; sempre com dor de cabeça.
Com a implantação de um sistema informatizado na loja, parte
dessas tarefas passariam a ser realizadas pelo computador.
As informações necessárias seriam processadas e armazenadas,
enquanto o empresário poderia desempenhar o seu verdadeiro papel, que é o de
aumentar as vendas, elaborar novas estratégias de ação, enfim, atuar de forma a
melhor planejar o futuro de sua empresa.
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