Por que automatizar sua EMPRESA.


Por que automatizar sua loja?
O desafio de administrar uma loja é cheio de barreiras e obstáculos. O mais comum é o lojista entender do produto que vende, mas
saber pouco – ou quase nada – de como lidar com aspectos administrativos e burocráticos que envolvem o negócio. Sendo assim,
o ideal é sempre buscar formas de tornar a gestão da loja mais fácil, especialmente se não houver condição de contratar um
funcionário especialmente para administrá-la. Essa facilidade administrativa é apenas uma das razões que justificam o
investimento na automação da loja.

Controle de estoque
No caso de uma loja de moda e acessórios, um fator determinante para investir em automação é que as ferramentas disponíveis
ajudam a controlar melhor o estoque (por números, modelos ou cores). Ao utilizar ferramentas como o leitor de código de barras,
por exemplo, o lojista pode dar baixa no estoque de forma rápida e imediata, e já saber quantas peças ainda permanecem à
disposição do cliente. Nesse sentido, o controle automatizado do estoque tem função essencial também para solucionar aqueles
“pepinos” comuns ao dia-a-dia do varejo, como as trocas e as devoluções de mercadoria.

Controle de vendas
Juntamente com o controle do estoque, a automação permite um controle preciso do fluxo de caixa. E além de atender a aspectos
legais (como a emissão de cupom fiscal), a precisão dos dados sobre o caixa contribui para que o lojista faça um planejamento
financeiro mais eficiente ou mais próximo da realidade da loja. Se precisar de recursos para uma nova vitrine, que é um atrativo
importante nas lojas, o dono ou o gerente da loja poderá analisar o fluxo do caixa e saber com maior grau de certeza quanto pode
investir, e não “chutar” um número qualquer. Além disso, a automação da frente de loja pode agilizar a venda, oferecendo de
imediato as formas de recebimento (dinheiro, cheque ou cartão).

Barreira contra inadimplência
O medo da inadimplência assombra os lojistas diariamente. No caso das lojas automatizadas, esse medo se dissipa por causa do
controle maior das vendas e do próprio perfil dos clientes, mas sobretudo porque, com a automação, o estabelecimento utiliza
equipamentos que mantêm conexão direta e imediata com entidades de consulta a crédito e cheques. Assim que solicita o crédito
ou emite um cheque, o cliente é “analisado” para ter ou não sua compra aprovada. Isso tudo sem aquele constrangimento de
antigamente, quando a consulta era feita normalmente, por telefone, na frente do cliente. Um desgaste desnecessário que a
automação veio corrigir.

Clientela conhecida
A automação, a partir do próprio controle do que entra e do que sai da loja, ajuda a conhecer melhor a clientela. Com a ferramenta
certa o lojista terá acesso aos produtos que mais interessam aos consumidores, aqueles que estão tendo melhor e pior saída. É uma forma de agradar o cliente, mas principalmente de ajudar o lojista a definir melhor aquilo que vem comprando ou produzindo para
vender. E não apenas em relação ao tipo de produto, mas à quantidade. Informações de utilidadeComo lida com as chamadas
coleções, o lojista, de um lado, precisa acompanhar as tendências do momento, e de outro, as preferências da clientela. A primeira
é fácil. Basta manter-se informado através de publicações especializadas. Já a segunda exige dados da própria loja, que o lojista
precisa saber como coletá-los e como transformá-los em uma informação de utilidade. Tudo isso ajuda o lojista a comprar de
forma planejada. Atendimento ágil e diferenciado
Com a automação da loja o lojista casa organização com agilidade no atendimento do cliente. Essa agilidade, com respostas
precisas e imediatas sobre produtos à venda, se constam em estoque ou não, quais as formas de pagamento, pode ser decisiva no
momento de conquistar o cliente. Mais do que proporcionar um atendimento ágil, a loja automatizada pode também oferecer um
atendimento diferenciado ao cliente. A base para isso são as informações, como o perfil e o histórico de compras do cliente. Ou
seja, o cliente não será alguém desconhecido, uma incógnita para quem a loja não sabe nem o que oferecer.
Comunicação facilitada
Finalmente, um bom motivo para automatizar a loja, no caso das empresas que possuem mais de um estabelecimento. O grande
benefício, nesse caso, é a comunicação entre a matriz e suas filiais. Essa comunicação tem muitas vantagens, desde assegurar as
mercadorias para os clientes até evitar vendas para clientes inadimplentes. As consultas e as “trocas de figurinha” entre as lojas
são rápidas e imediatas, basta uma pesquisa rápida no computador, por exemplo, para saber que a mercadoria que falta na loja A
está disponível na loja B. E aí, é só o tempo de buscá-la e entregá-la ao cliente.

Comentários

Postagens mais visitadas