Dez dicas para pequenas empresas conquistarem melhor resultado pela internet

Uma pesquisa recente realizada pelo Sebrae indica que 98% das 5,1 milhões de empresas do Brasil se encaixam na categoria de micro e pequenas empresas e sua movimentação representa 20% do PIB nacional. Grande parte delas tem acesso às tecnologias, sendo celulares e computadores os dispositivos mais utilizados.

Cerca de 70% das MPEs (micro e pequenas empresas) tem acesso à internet, entretanto, a navegação ainda está restrita para o envio de e-mails, consulta de preços, serviços bancários e compra de mercadorias. Ou seja, ainda há pouca ou nenhuma interação.

Um dos índices que mais chama a atenção é que poucas empresas deste segmento utilizam a web como forma de promoção e divulgação. Apenas 18% possuem sites próprios e 14%, lojas virtuais. Pode parecer um contra-senso, já que estudos demonstram que ações online tendem a ser mais acessíveis aos bolsos dos pequenos empreendedores.

Confira 10 dicas que podem ajudar as micro e pequenas empresas a utilizar melhor a internet:

1) Expanda sua consciência: estude iniciativas/projetos de sucesso;

2) Converse com jovens nascidos na era digital: trocar ideias com quem vive diariamente a web 2.0 traz ótimas lições;

3) Comece a usar as ferramentas da Web 2.0: escreva um blog, poste vídeos no YouTube e fotos no Flickr, aprenda a usar o Twitter;

4) Fique de olho no comportamento do seu setor de negócios no mundo digital;

5) Reúna sua equipe e façam uma lista de possíveis formas de se usar a Web 2.0 em seu negócio.Premie as melhores ideias;

6) Re-examine seus objetivos;

7) Crie sua estratégia própria para web 2.0, pense no seu próprio marketing;

8) Busque sua palavra-chave: seja autêntico, seja o melhor "você" possível;

9) Perca o medo de errar: aja! Mexa-se agora. Teste. Fracasse. Aprenda. Adapte-se. Repita;

10) Não se esqueça da paixão: ela é o melhor termômetro quando se está no caminho do sucesso.

Fonte: Administradores

Comentários

Postagens mais visitadas