Dez dicas para pequenas empresas conquistarem melhor resultado pela internet
Uma pesquisa recente realizada pelo Sebrae indica que 98% das 5,1 milhões de empresas do Brasil se encaixam na categoria de micro e pequenas empresas e sua movimentação representa 20% do PIB nacional. Grande parte delas tem acesso às tecnologias, sendo celulares e computadores os dispositivos mais utilizados.
Cerca de 70% das MPEs (micro e pequenas empresas) tem acesso à internet, entretanto, a navegação ainda está restrita para o envio de e-mails, consulta de preços, serviços bancários e compra de mercadorias. Ou seja, ainda há pouca ou nenhuma interação.
Um dos índices que mais chama a atenção é que poucas empresas deste segmento utilizam a web como forma de promoção e divulgação. Apenas 18% possuem sites próprios e 14%, lojas virtuais. Pode parecer um contra-senso, já que estudos demonstram que ações online tendem a ser mais acessíveis aos bolsos dos pequenos empreendedores.
Confira 10 dicas que podem ajudar as micro e pequenas empresas a utilizar melhor a internet:
1) Expanda sua consciência: estude iniciativas/projetos de sucesso;
2) Converse com jovens nascidos na era digital: trocar ideias com quem vive diariamente a web 2.0 traz ótimas lições;
3) Comece a usar as ferramentas da Web 2.0: escreva um blog, poste vídeos no YouTube e fotos no Flickr, aprenda a usar o Twitter;
4) Fique de olho no comportamento do seu setor de negócios no mundo digital;
5) Reúna sua equipe e façam uma lista de possíveis formas de se usar a Web 2.0 em seu negócio.Premie as melhores ideias;
6) Re-examine seus objetivos;
7) Crie sua estratégia própria para web 2.0, pense no seu próprio marketing;
8) Busque sua palavra-chave: seja autêntico, seja o melhor "você" possível;
9) Perca o medo de errar: aja! Mexa-se agora. Teste. Fracasse. Aprenda. Adapte-se. Repita;
10) Não se esqueça da paixão: ela é o melhor termômetro quando se está no caminho do sucesso.
Fonte: Administradores
Cerca de 70% das MPEs (micro e pequenas empresas) tem acesso à internet, entretanto, a navegação ainda está restrita para o envio de e-mails, consulta de preços, serviços bancários e compra de mercadorias. Ou seja, ainda há pouca ou nenhuma interação.
Um dos índices que mais chama a atenção é que poucas empresas deste segmento utilizam a web como forma de promoção e divulgação. Apenas 18% possuem sites próprios e 14%, lojas virtuais. Pode parecer um contra-senso, já que estudos demonstram que ações online tendem a ser mais acessíveis aos bolsos dos pequenos empreendedores.
Confira 10 dicas que podem ajudar as micro e pequenas empresas a utilizar melhor a internet:
1) Expanda sua consciência: estude iniciativas/projetos de sucesso;
2) Converse com jovens nascidos na era digital: trocar ideias com quem vive diariamente a web 2.0 traz ótimas lições;
3) Comece a usar as ferramentas da Web 2.0: escreva um blog, poste vídeos no YouTube e fotos no Flickr, aprenda a usar o Twitter;
4) Fique de olho no comportamento do seu setor de negócios no mundo digital;
5) Reúna sua equipe e façam uma lista de possíveis formas de se usar a Web 2.0 em seu negócio.Premie as melhores ideias;
6) Re-examine seus objetivos;
7) Crie sua estratégia própria para web 2.0, pense no seu próprio marketing;
8) Busque sua palavra-chave: seja autêntico, seja o melhor "você" possível;
9) Perca o medo de errar: aja! Mexa-se agora. Teste. Fracasse. Aprenda. Adapte-se. Repita;
10) Não se esqueça da paixão: ela é o melhor termômetro quando se está no caminho do sucesso.
Fonte: Administradores
Comentários