Importância da TI para as empresas

Hoje o mercado e as empresas estão cada vez mais dinâmicos. O acesso às informações é prioridade para o pleno funcionamento de qualquer setor, seja de uma empresa, hospital, órgão governamental ou qualquer outro órgão que detenha informações a serem compartilhadas entre os colaboradores. Desde a criação de um produto ou serviço, passando pela logística dos mesmos até a entrega para o consumidor final, todos os processos envolvidos dependem de uma infraestrutura física, organizacional e lógica, proveniente da Tecnologia da Informação.

A Tecnologia da Informação pode ser definida como todos os processos e/ou soluções que envolvem recursos computacionais para acesso às informações. A importância deste termo ficou cada vez mais presente e visível na década de 90, onde o uso de computadores pelas empresas era cada vez mais comum. Rotinas, antes manuais, passaram a serem realizadas e automatizadas na frente das telas dos “PCs”, consequentemente o acesso à informação provido pelas redes e internet, cada vez mais fortificou esse novo método de trabalho.
Passado essas últimas duas décadas, a TI e todos os seus processos informatizados adquiriu uma nova cara, muito mais evoluída em termos de equipamentos, softwares e os processos que a compreende. Tornou-se um elo fundamental que exige atenção e cuidado, principalmente para os gestores que ainda não perceberam a sua importância e a vê apenas como um processo necessário e não como um processo fundamental para toda a cadeia que ela envolve. Ganhou força pois tornou-se uma ferramenta de apoio às decisões gerenciais, consequentemente, um diferencial no mercado. Sua evolução é constante e necessita da percepção do gestor de TI em acompanhar as tendências para que não fique engessado em tecnologias obsoletas e sem foco mercadológico.
Outro fator a se destacar é a profissionalização e capacitação dos colaboradores envolvidos na TI, pois como foi dito, ela está sempre em constante evolução e o profissional desta área tem que acompanhar essa tendência para que possa garantir o seu pleno funcionamento. Nessa vertente tem se destacado empresas de consultoria como a Suporte 72H, que fornece todo o aparato de pessoas especializadas e competentes para gerir esses recursos.
Fica a dica aos leitores, gestores ou entusiastas: sempre acompanhar como anda a TI da sua empresa. Está realmente atendendo as espectativas? Ou tem sido fator de preocupação para os gestores? Por via das dúvidas, cabe sempre uma avaliação para responder esses questionamentos. A SUPORTE 72H está à disposição para esclarecer e proporcionar constantes melhorias na TI da sua empresa.

Comentários

Postagens mais visitadas